Tecelagem

Tecelagem
Tecer no Pantanal e tramar o futuro

Tecelagem

      A tecelagem manual é provavelmente uma das artes mais antigas. Supoe-se que começou a se desenvolver por volta de 5.000 a.C.
      Em todas as culturas são encontrados vestígios dessa atividade, marcando a própria história do respectivo povo.
      Documentos que remontam a arqueologia evidenciam o aparecimento de objetos de trabalho da atividade de fiação (fusos, rocas, cardas, urdideiras, etc.) e da atividade de tecer (teares rudimentares) e por projeção, o aparecimento dos tecidos, sendo estes os testemunhos da técnica milenar da tecelagem artesanal. A tecelagem no Brasil incorporou motivos e técnicas das principais etnias constituintes do nosso povo. Na época do descobrimento, os indiiginas, aqui em nossa terra, já trabalhavam os trançados.
       Minas Gerais foi um dos Estados que mais absorveu as técnicas da tecelagem manual, surgindo ao longo de todo o seu território inúmeras organizaçoes domésticas, onde a mulher sempre teve um papel de fundamental importãncia.
      Nos dias de hoje, a produção da tecelagem artesanal assume organizações mais elaboradas, em verdadeiros sistemas empresariais, exceto alguns Estados que começam de alguns anos para cá, a introduzir esta técnica milenar em seus curriculos de cursos profissionalizantes para que mais pessoas possam dispor dessa arte que além de trazer uma possibilidade de fonte de renda, traz também um novo reencontro com um prazer de criação a muito esquecido, já que as novas gerações são induzidas a uma cultura industrializada.
      Retomando a arte do tecer em Tear manual, além de ser uma terapia, colocamos a criatividade em ação e trabalhamos o novo, recuperamos o passado e reaprendemos para valorizarmos o que já temos.
A tecelagem e confecção artesanal também pode ter uma agregação de valores sem agredir o meio ambiente e reaproveitando o que vem da natureza, como a fibra extraida da bananeira, Buriti, Taboa, do Banbu, a seda, o algodão e reciclando as sobras de confecções que poderiam transformar em lixo e agredir a natureza.